OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dieta do Atlântico, a famosa dieta de Portugal

by Silvia on 23 de abril de 2012
A Dieta do Atlântico se originou nos países europeus, banhados pelo Oceano Atlântico e é muito semelhante à dieta do Mediterrâneo. Uma das principais características da Dieta Atlântica é o alto consumo de peixe (3 a 4 vezes semanais), alimentos de origem vegetal (frutas, legumes e verduras), alimentos lácteos, fontes de proteína e cálcio (leite, iogurtes e queijos) e grãos integrais (pães, arroz e massas).

Os principais objetivos da dieta são enfatizar a qualidade da alimentação das pessoas, priorizando os alimentos de alto valor nutricional, prevenir uma série de males, como doenças do coração, colesterol alto, doenças ósseas, entre outras e promover a reeducação alimentar e o emagrecimento, através das boas escolhas de hábitos alimentares

Quais alimentos integram a dieta atlântica

Laticínios: Consuma-os em uma base diária, incluindo-os no café da manhã e lanches. Exemplos: leite fermentado, iogurte, kefir, leite com probióticos, etc
Peixe: Consuma-os pelo menos 3 ou 4 vezes por semana, seja peixe (de rio ou mar) ou frutos do mar.
Carne vermelha: O consumo deve ser moderado, no máximo 2 a 3 vezes por semana. Opte sempre pelas carnes magras, tanto bovina como suína e sempre complementado com legumes, grãos e verduras.
Cereais e leguminosas: É necessário que esses alimentos façam parte do seu cardápio diário para que eles forneçam ao seu corpo a quantidade ideal de fibras e carboidratos que ele necessita.
Vegetais: Seu consumo deve ser elevado, para que o seu corpo obtenha a quantidade ideal de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Exemplos: couve, repolho, nabo, espinafre, feijões (de todos os tipos), cebolas, pimentões, cenouras, ervilhas, alho, entre outros.
Frutas: Seu uso deve ser elevado, de preferência crus ou sucos naturais ou adicionados a vitaminas. Exemplo: Maçã, frutas cítricas como laranja, toranja, limão, etc.
Azeite extravirgem: Use sempre o azeite de oliva extravirgem, em saladas ou no cozimento dos alimentos, pois é rico em ômega 3 e ele não perde suas propriedades quando aquecido.
Bebidas: Você deve beber líquidos em abundância, especialmente água potável. Café e chás estão liberados, mas com moderação e sem açúcar. Sucos naturais também são recomendáveis, desde que sem a adição de açúcar. Também é permitido 1 cálice de vinho tinto por dia. O vinho é rico de antioxidantes que protegem o coração, mas lembre-se, deve ser consumido com moderação e na somente na quantidade indicada.

Características da dieta Atlântico

A preparação deve ser simples e de maneira que os alimentos não percam seus nutrientes durante o preparo. Portanto, procure preparar os legumes à vapor ou acrescente-os à ensopados ou refogados. As sopas de legumes no jantar também são uma ótima dica, pois além são leves e melhor digeridos, especialmente à noite.

* Limite o uso do sal, corantes e condimentos químicos e industrializados. Invista mais em temperos naturais e antioxidantes como orégano, pimenta, salsinha, manjericão, coentro e gengibre. Uma das regras da dieta é aprender a apreciar cada alimento a cada garfada bem devagar. Por isso aprecie e curta o momento.
* A atividade física é essencial e necessária para complementar a dieta. Afinal, sabemos que milagres sem esforço não existe e sem dedicação não nos leva a lugar nenhum. Atividade física aliada a uma dieta como essa, que prioriza alimentos saudáveis só nos fará emagrecer de forma saudável e gradual.
” A Dieta Atlântica é baseada na alimentação e nos hábitos dos povos costeiros do norte de Portugal e região de Galiza, Espanha e dessa forma não existe um cardápio exclusivo e nem contagem de calorias. O que prevalece é o bom senso na hora de fazer boas escolhas alimentares.
* Eficiência comprovada: Um estudo realizado Universidade do Porto em Portugal com cerca de 3 mil pessoas, onde 820 pacientes já haviam sofrido ataques cardíacos e 2196 pessoas ainda não havia experimentado nenhum problema cardiovascular.
Todos os participantes fizeram a Dieta Atlântica e depois de um período de tempo, foi observado uma redução de 33% dos riscos de ataques cardíacos em quem nunca teve nenhum problema. Já nos pacientes que já haviam tido um ataque cardíaco, a redução foi de 10%.

Sugestão de Cardápio para a Dieta do Atlântico

Café da Manhã
Opção 1
• Vitamina de 1 copo pequeno de suco de acerola, 1 copo pequeno de suco de laranja e 1 fatia pequena de mamão (250ml)
• 2 fatias de pão de aveia light ou integral
• 2 colheres (sopa) de requeijão light
Opção 2
• 1 copo de leite com café com adoçante
• 2 fatias de queijo minas light com 2 fatias de peito de peru Light
Lanche da manhã
Opção 1
• 1/4 de papaia
• 1 pote de iogurte natural
Opção 2
• 1/2 xíc. (chá) de cereal de fibras com 1 xíc. (chá) de leite de soja e 1/2 maçã picada
Almoço
Opção 1
• 2 col. (sopa) de arroz integral com brócolis
• 1 batata grande regada ao azeite
• 1 prato de folhas verdes (rúcula, alface, agrião) com tomate-cereja
• 1 filé de peixe da sua escolha grelhado
Opção 2
• 2 colheres de sopa de arroz integral ou selvagem
• 1 concha pequena de feijão (da qualidade que preferir)
• Salada completa: 1 prato (fundo) de folhas verdes com tomate, palmito, pepino, 1 fatia grossa de queijo branco magro em cubos e 1/2 lata de atum light (ou 1 filé médio de salmão grelhado e desfiado)
Lanche da tarde
Opção 1
• 1 maçã
Opção 2
• 1 punhado de sementes oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas)
Jantar
Opção 1
• 1 prato fundo de sopa de legumes
• 1 porção de Salada verde com grão de bico
• 1 fatia média de abacaxi
Opção 2
• 1 filé grande e magro grelhado de bife bovina ou suíno
• Legumes ao vapor (brócolis, cenoura e vagem)
• 2 colheres de sopa de arroz integral ou selvagem
Ceia
Opção 1
• 1/4 de um abacate (sem açúcar)
Opção 2
• 1 xícara de chá de camomila ou erva doce sem açúcar

2 comentários:

  1. Ela é semelhante a dieta do Mediterrâneo que é considerada a melhor dieta do mundo, pelos nutrientes que a compõem. Abraço,Tety Mendonça

    ResponderExcluir