OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PIPOCA ZERO GORDURA !!!

Pipoca, um lanche aliado

Na hora do jogo, na ida ao cinema ou mesmo uma ida na pracinha, a pipoca pode ser encontrada em qualquer lugar e é um lanche prático e fácil. Muitos podem não acreditar, mas a pipoca pode ajudar e muito a saciar a fome e ainda melhor o intestino e até no controle de glicose no sangue.

Fibras amigas

Ela é rica em fibras e quando feita sem manteiga ou gorduras torna-se de baixas calorias. Seu teor de fibras pode ser até 5 vezes maior do que a mesma quantidade de uma bela salada de folhas, entre alface couve.
Quando se fala em pipoca, conciliamos sempre um refrigerante como companheiro, mas de agora em diante, prefira chás e sucos zeros, H2O ou até suco natural, pois o refrigerante pode tirar um pouco do efeito positivo no intestino.
Além da ajuda ao intestino, a pipoca pode ajudar no controle de glicêmico, o que ajuda e muito a saciar a fome e assim torna-se um grande aliado da dieta.
A pipoca quando já está no estado branquinho se torna um “amido resistente”. Esse carboidrato “duro na queda” passa intacto (ou quase) pelo aparelho digestivo e assim não provoca altas repentinas nos níveis de glicose. O que favorece o controle glicêmico e não deixa que as gordurinhas se acumulem.

Escolha bem sua pipoca

Infelizmente temos que ser bem realistas, aquela pipoca feita na entrada o cinema não é das mais saudáveis, pois um pacote grande de cerca de 170 gramas pode der cerca de 850 calorias, se for feita no óleo comum. Já os pocotinhos prontos, para microondas tem cerca de 400 calorias. Já a pipoca feita em casa pode ter cerca de 230 calorias para cada 150 gramas de milho de pipoca sem estourar, o que depois de pronto fica na mesma.
No supermercado, observe o formato e a cor dos grãos, que devem estar arredondados, feito pérolas, e com a coloração uniforme. Manchas esfumaçadas denunciam que o amido está mole, o que empobrece o alimento. Se optar pela pipoca para microondas pronta, prefira as livres de gorduras trans e com menos sódio. as lights são sempre ótimas opções.

Que tal preparar um lanche fácil.

Pegue 100 gramas de milho de pipoca, tempere-o com tempero completo ou um pouco de sazon e se quiser doce, use o pó do suco Clight, depois de temperado, coloque em um saquinho de pão, dobre a boca do saquinho ou feche com uma borrachinha. Depois coloque no microondas por 2 ou 3 minutos, depende da potência de seu microondas. Se já tem costume de fazer as de saquinho prontos, use o mesmo tempo.
Se não tem microondas, faça na panela em fogo bem baixo, mas sem usar óleo ou nenhum tipo de gordura.
E pronto, está pronto um lanche que rende muito e pode ser dividido em vários momentos de seu dia e que não passa de 160 calorias.
Estar de dieta não precisa ser tortura. Basta ser criativa!

 PIPOCA ZERO GORDURA !!!




Meus queridos, final de semana...filme...PIPOCA...tudo de bom. Ainda mais quando a pipoca é feita com ÁGUA!!! Alguns de vcs devem conhecer essa técnica, pra quem não sabe, vamos lá!
Em um pirex redondo de vidro grosso e próprio para microondas coloque:

5 colheres(sopa) de água
2 colheres(sopa) de milho para pipoca
cubra a vasilha com papel filme e faça furos na superfície com a ponta de uma faca.
Leve ao microondas por 9 min potência alta(no meu foi esse o tempo),mas fiquem de olho, cada forno tem uma potência diferente. Aguarde para degustar de uma pipoca ZERO gordura sem peso na consciência. Depois de pronta, coloque um pouco de sal, pimentinha vermelha pra quem gosta,e com um refrigerante Zero açucar é só escolher o filme!
LINDO FINAL DE SEMANA PRA TODOS!!!

Pipoca Light - Atualização após muitas experiências



Acho que já deu pra perceber que gosto de pipoca.

Por um tempo, andei atrás de receitas de pipocas light, mais saudáveis e muito menos calóricas.

Testei uma receita em que se deixa o milho de molho por meia hora, coloca-se em um saco de papel (de padaria) e leva-se ao micro-ondas. Nada

Comprei uma pipoqueira elétrica da Arno, modelo Kids. Para resumo de uma conversa longa e dolorosa, tenho que abafar a face superior com um pano, ou o calor é suficiente para os milhos estourarem. E mesmo assim, sobram vários grãos que não estouram, e a tampa dela está começando a formar bolhas...!
Por minha experiência, dou um máximo de dois ou três meses de sobrevida, com limitações.

Por fim, fuçando a net, encontrei em um site, Beleza e Fitness, havia um post sobre uma nova pipoca light no mercado, e em um comentário, algumas dicas para fazer a tal pipoca:

  1. Uma tigela de vidro (a que você já vai usar para comer);
  2. Um ou dois punhados de pipoca (seca, pura, sem água ou gordura);
  3. Uma tampa com furos (não possuindo, cubra a tigela com filme de PVC e faça furinhos);
  4. Dois a quatro minutos de microondas na potência máxima.
Resultado???
Raiva de ter gasto R$ 149,00 no ralho da pipoqueira elétrica...
E uma extrema felicidade por ter conseguido descobrir a incrível e dificílima receita da pipoca light.
AMEI!!!
Na próxima Copa já tenho um petisco saudável... (não dava para não comentar, né?)

Em tempo: para os adeptos do VP, três xícaras desta pipoca têm 01 ponto, quantidade igual à de uma xícara da pipoca com gordura...

Se aquecer a tigela antes (por exemplo, se colocar um pouco de milho e estourar, e só então fazer uma quantidade maior), os grãoes de milho estouram em uma proporção absurdamente maior, em menos tempo, sem riscos de queimar)

http://historiadenina.blogspot.com/2010/07/pipoca-light-consegui.html

Pipoca Simples
pipoca salgada Ingredientes
1/2 xícara de milho de pipoca
2 colheres de chá de sal

milho de pipoca
Milho de pipoca

 

sal
Sal
fazendo pipoca na máquina de ar quenteNa máquina de ar quente: Para preparar pipocas na máquina é necessário colocar somente a quantidade de milho de pipoca indicada pelo fabricante. Não coloque óleo. Ligue-a, deixe aquecer e aos poucos os estouros começarão. As pipocas serão empurradas para fora à medida que estouram, portanto coloque uma tigela ou bacia à frente da máquina para recebê-las.
DICAS:Pipocas preparadas nessas máquinas não são oleosas e por isso servem também para serem usadas em guirlandas decorativas ou qualquer outro tipo de decoração.
No microondas: Evite usar saquinhos de pipocas pré-preparadas para microondas. Apesar de muito práticas, elas não são muito saudáveis, devido à química usada neles, são muito gordurosas. É possível preparar uma gostosa pipoca no microondas usando acessórios apropriados para isso ou um saquinho de papel, desses para embrulhar lanches ou pães.

fazendo pipoca simples no microondas- Acessórios próprios: Existem diferentes tipos de acessórios para preparar pipocas no microondas. Porém a maneira de proceder é quase sempre a mesma. Como na máquina de ar quente, não se deve colocar óleo. Basta apenas colocar a quantidade de milho de pipoca recomendada pelo fabricante, fechar e programar o microondas conforme as instruções. Depois disso é preciso somente salgá-la.
fechando saco de papel- Saquinho de papel: Use um saquinho de papel marrom para fazer a sua própria "pipoca de microondas". Para isso, use metade das medidas dos ingredientes recomendados acima. Abra o saquinho e coloque o milho de pipoca. Feche o saquinho, voltando ao seu formato original quando fechado, apertando para retirar o ar. Faça uma pequena dobra na parte superior e feche com um pedaço de fita adesiva crepe. Coloque-o deitado no microondas por 2 minutos na potência de 800W ou ajuste para preparo de pipoca se o seu microondas tiver essa função. Depois de pronto, retire do microondas e abra o saquinho com cuidado por causa do vapor que vai se formar.
DICA: Desligue o microondas e retire o saquinho assim que perceber que os estouros diminuíram. O tempo de preparo pode variar de acordo com o microondas e a qualidade do milho de pipoca.
Tempere a pipoca: Vire as pipocas numa tigela ou bacia grande e salpique o sal sobre a pipoca ainda quente e sirva a seguir.
DICA: Use sal refinado bem fininho para temperar as pipocas. Ele adere melhor e dá mais sabor.

Utensílios para ajudar no preparo
colheres medidas
Colheres medidas

xícaras medidas
Xícaras medidas





máquina de fazer pipoca com ar quente
Máquina de pipoca

microondas
Microondas

pipoqueira para microondas
Acess. p/ microondas

saco de papel
Saco de papel
fita adesiva crepe
Fita adesiva crepe

tigela
Tigela

branco
 

branco
 
RENDIMENTO: 4 a 5 porções.
Adaptado de:
http://www.muitogostoso.com.br/informacao/view/Lanches/Biscoitos-e-Pipocas/Pipoca-Simples/ 

 

Um comentário:

  1. Olha só! Eu querendo comprar uma pipoqueira elétrica e descobri q já tenho uma: o microondas! Quer dizer q só o milho seco já vira uma pipoquinha branquinha? Vou testar! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir